[CJSB] Roteiro de estudos para o Simulado do 2º B.


Roteiro de estudos.
1º ano
Simulado 2º Bimestre

Parte de atualidades:

Serão abordadas questões com as seguintes temáticas:

- Eventos da atualidade que possam ser discutidos à luz da história e dos temas estudas em sala como, por exemplo, a ética em seu conceito filosófico e sua conduta contemporânea;
- As questões atuais sobre política, costumes e sociedade. Nesse tópico, o aluno deve ser capaz de vincular temas que são (foram) amplamente discutidos na grande mídia, de modo a vinculá-los aos aspectos selecionados pelas questões;

Em síntese: o aluno deve demonstrar com suas opções que está atento aos acontecimentos mundiais de modo a compor interpretações a partir de fragmentos apresentados no simulado.

Filosofia:

O simulado abordará de modo sintético questões centrais de Aristóteles e sua “oposição” ao inatismo platônico. Assim, o aluno deve se ligar no quadro sintético de diferenças entre os dois pensadores que foi colocado no quadro nas últimas aulas, a saber:

Platão: dualista, inatista e idealista;
Aristóteles: valorização do mundo real, “empírico”.

Deve também considerar que Aristóteles vive uma conjuntura diferente daquela vivida por Platão, ou seja, o grosso de sua filosofia é pautada já na diferenciação da pólis clássica, uma vez que, com a dominação macedônica, a cidade-estado deixa de existir (de pólis, passamos a ter a cosmópolis), uma vez que todas fazem, a partir daquele momento, parte de um império maior, sob o domínio de Alexandre.

Aristóteles, portanto, crê nas relações humanas, relações, para ele, políticas, que objetivam o “sumo bem” (algo como o bem verdadeiro e duradouro).

Por fim, o aluno deve ter em mente as questões de transição dessa época clássica e escravista à Idade Média, ou seja, ao mundo teocêntrico.

Essas ideias generalistas do período medieval foram estudas em História recentemente. Em filosofia, precisa o aluno compreender que tudo o que era criado, baseava-se na justificação divina das ideias. Temos dois grandes autores dessa época: Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Ambos tentaram, em conjuntura diferentes, arquitetar um conjunto de ideias filosóficas que não se chocassem com o florescimento da razão. Essas duas escolas medievais são chamadas de Patrística e Escolástica e serão fruto de análise posterior e pormenorizada, mas é necessário compreender a existência desses dois movimento na Idade Média.

Boa sorte. ;)



Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.