[CEC] Tema de redação 13



IDENTIFICAÇÃO: Tema de redação 13

Esta é a proposta de redação nº 13. Leia o textos de apoio e depois produza a redação em folha padrão.

O tema foi originalmente pulicado pelo site Escrever on line, mas adaptado para esta atividade.


Texto 1
A mercantilização da natureza é o crescente processo em que todos os aspectos da vida se tornam comercializáveis, incluindo as florestas tropicais, por parte das forças de mercado. (Disponível em http://wrm.org.uy/pt/navegue-por-tema/mercantilizacao-da-natureza/)

Texto 2
As cadeias produtivas da agricultura e das agroindústrias têm cada vez mais impactado os recursos naturais em nosso país. Recentemente a água tem se tornado objeto de atenção por conta de diferentes impactos e disputas (muitas vezes não explícitas) relacionadas com a mercantilização das águas doces, que envolve a manutenção dos ecossistemas, a agricultura de alimentos e de exportação, o setor urbano e industrial e a necessidade de garantir a segurança hídrica da população.
(Disponível em http://diplomatique.org.br/agua-e-agronegocio-uma-relacao-a-ser-mais-bem-examinada/. Acesso em 26/06/2017)

Texto 3


(Disponível em https://xivencontrodecsfeuc.wordpress.com/sustentabilidade-x-mercantilizacao-da-natureza/. Acesso em 26/06/2017)

Texto 4
Governo libera reserva na Amazônia para exploração
Em decreto, Temer extingue a chamada Reserva Nacional de Cobre e Associados, localizada entre o Amapá e o Pará. Após mais de 30 anos fechada à mineração, área rica em ouro poderá ser explorada por mineradoras.

O governo federal publicou nesta quarta-feira (23/08) um decreto que extingue a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), na Amazônia. Após mais de 30 anos fechada à atividade de mineração, a área poderá voltar a ser explorada pela iniciativa privada.

A reserva, criada em 1984, ainda durante a ditadura militar, possui cerca de 47 mil quilômetros quadrados e está localizada na divisa entre o sul e sudoeste do Amapá com o noroeste do Pará.

Apesar de trazer cobre no nome, a região tem alto potencial para exploração de ouro, mas também de tântalo, minério de ferro, níquel, manganês, além de outros minerais nobres.

A dimensão dos depósitos não foi informada, mas o governo avalia que a área pode atrair empresas mineradoras de todo o mundo. O próximo passo, após a extinção, é dar início aos leilões dos territórios para companhias interessadas em explorar a região. Ainda não há datas para isso.
(Disponível em http://www.dw.com/pt-br/governo-libera-reserva-na-amaz%C3%B4nia-para-explora%C3%A7%C3%A3o/a-40211550 Acesso em 29 ago. 2017)

Texto 5
Em meio a críticas, governo revoga decreto sobre reserva na Amazônia
Apesar da revogação, governo mantém extinção da reserva. Ministros do Meio Ambiente e Minas e Energia anunciam novo decreto para detalhar mudanças nas regras para a mineração na região.

Em meio a críticas por ter liberado uma reserva na Amazônia para exploração mineral,o governo brasileiro apresentou nesta segunda-feira (28/08) um novo decreto para detalhar as mudanças nas regras para a exploração da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), na Amazônia. A extinção da reserva, porém, foi mantida.

Para apresentar o novo decreto, o governo revogou o publicado na semana passada. O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, afirmou que o novo texto esclarece ponto a ponto a extinção da reserva. O maior detalhamento do texto visaria preservar as reservas indígenas e de conservação ambiental existentes na região e impedir a exploração de minérios de forma ilegal na área.

Ao lado de Coelho Filho, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, ressaltou que apesar de extinguir a reserva, o novo decreto garantirá a preservação das áreas de conservação. Ele rebateu ainda as críticas à extinção.

"Foi entendido pela maioria da sociedade que estávamos afrouxando as regras contra desmatamento da Amazônia, que estaríamos abandonando a Amazônia. E isso não corresponde à realidade, pelo contrário", disse Sarney Filho.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, o novo decreto proibirá qualquer tipo de extração mineral em áreas indígenas e de conservação, com exceção para planos de manejo. A norma também proíbe a concessão do direito de exploração a quem participou de mineração ilegal na região da extinta Renca.
(Disponível em: http://www.dw.com/pt-br/em-meio-a-cr%C3%ADticas-governo-revoga-decreto-sobre-reserva-na-amaz%C3%B4nia/a-40277058 Acesso em 29 ago. 2017)

A relação entre meio ambiente e capitalismo ainda é um tema muito sensível e suscita discussão. Com base nos textos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: A mercantilização da natureza: causas e consequências

Os anúncios publicados no site são gerados automaticamente pelo Google AdSense não sendo, necessariamente, sugeridos pelo autor.